Referencial Covid19 - Escolas (atualizado a 30 setembro): Consulte aqui!

Na semana de 20 a 24 de setembro, dois alunos da Escola Básica Dr. Garcia Domingues (um do 5º ano e um do 7º ano), testaram positivo, ficando os alunos em isolamento, pessoal docente e não docente até fazerem teste à Covid 19.

O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (> 38ºC). Também podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.

O nosso estabelecimento está, permanentemente em articulação com a Autoridade de Saúde Local, a implementar as medidas de prevenção necessárias e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.

Recomenda-se que todos os elementos da comunidade escolar, que sejam agentes de saúde pública, tenham em conta as recomendações gerais e se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 - 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.

O Diretor

António José Martins Condessa Martins

Agrupamento de Escolas de Silves

As turmas de 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Silves, agrupamento que desenvolve o Programa EGA pelo terceiro ano consecutivo, aderiram à proposta da Fundação Oceano Azul, para assinalar o  Dia Internacional de Limpeza Costeira.

Entre os dias 20 a 22 de setembro, as diferentes turmas de 4.º ano do Agrupamento participaram na ação de limpeza de lixo marinho, na Praia de Armação de Pêra.

A concretização desta iniciativa só foi possível com a envolvência dos diferentes parceiros da Fundação Oceano Azul: Câmara Municipal de Silves, Centro de Ciência Viva de Tavira e de Faro e ainda, no dia 21, com a presença de Joana Schenker, um dos ocean leaders, da Fundação.

 A presença do Agrupamento nesta iniciativa encontra-se  registada  aqui:

https://www.oceanoazulfoundation.org/international-coastal-cleanup-day-2021/ .

Os alunos participaram com muito entusiasmo e desta forma simples perceberam que é necessário mudar comportamentos e atitudes em relação ao Oceano e a toda a vida existente no planeta.

 “pequenos gestos podem fazer toda a diferença”

 A maior parte do lixo marinho recolhido na praia foram beatas e filtros de cigarros. Cada turma recolheu, em média, em hora e meia, 400 beatas.

A beata contém produtos tóxicos e demora entre 10 a 12 anos para se degradar. Dá que pensar?!...

No âmbito da campanha de recolha de papel por alimento - “Papel solidário”, realizada no final do ano letivo 2020/2021, foram recolhidas 4,6 toneladas papel, das escolas E.B 2, 3 Dr. Garcia Domingues, Secundária de Silves e Jardim de Infância de Silves. Os alimentos revertem para a Paróquia de Silves. O Agrupamento agradece a colaboração da Junta de Freguesia de Silves, nomeadamente ao seu presidente, Tito Coelho, e ao grupo de jovens da Paróquia de Silves na concretização desta iniciativa.

Esta atividade também foi desenvolvida em Messines, com bastante adesão, desconhecendo-se porem a quantidade angariada. Os alimentos revertem para a casa do Povo de Messines.

 

 

 

Plano de Contingência Covid 19 2021-2022: Consulte aqui!