Jardim de Infância Nº2 de Silves - Enxerim

Dos interesses e sugestões da crianças nasceu o mini-projeto "À volta da Nespereira", que posteriormente veio desenvolver-se como parte integrante do projeto intitulado "Eficiência Hídrica na Escola" (desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal, em que participa toda a escola incluindo o 1º ciclo-EBNº2 de Silves).

Na criação do nosso Jardim Suspenso e da nossa pequena Horta, tivemos a colaboração da Câmara Municipal e de um Encarregado de Educação, o Sr. Pedro Roque.

Com o projeto supramencionado pretendemos enriquecer o nosso espaço exterior criando dinâmicas lúdicas e ampliando as aprendizagens: acerca da importância das plantas, educação rodoviária, preservação do ambiente e recursos naturais, mais especificamente a água.

Opinião das Crianças acerca do projeto:

"A Nespereira sonhou que tinha plantas ao pé dela e agora já tem. Gosto de brincar na estrada e na terra."

"Eu gostei da estrada, de brincar com os carros e com os bonecos. Os nossos alimentos estão quase maduros. Nós somos amigos da árvore."

"Gosto da horta. Gosto da árvore e das caixas vedação. E também gostei da estrada. Gostei de tudo."

"Gostei da estrada e de lanchar lá fora. Fomos ouvir uma história à sombra da Nespereira."

(...)

As Educadoras de Infância

Amália Gonçalves

Mª José Correia

Neste ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Silves ganhou os prémios Clássicos em Rede na categoria de ilustração 3º ciclo e secundário.

1º Prémio 3º ciclo

Fátima Asfar (7º ano) EB 2,3 Dr. Garcia Domingues

1º Prémio ensino secundário

Rosa Van Eck (12º ano) Escola Secundária de Silves

A atividade foi desenvolvida pela biblioteca escolar e pelo grupo de artes, nomeadamente os professores Margarida Ramos e Pedro Barnabé.

Clássicos em Rede é uma parceria entre a Universidade de Lisboa, a Rede de Bibliotecas Escolares e o projeto Olimpus.net. Conta ainda com a colaboração de diversas entidades.

Informa-se os Encarregados de Educação que já se encontra afixado, na Escola Secundária de Silves e na Escola Básica João de Deus, a lista de alunos admitidos nos JI e 1.º Ciclo.

Orientações para devolução de manuais escolares 20/21 Consultar o documento:

1- Cronograma EB João de Deus: Consultar o documento

2 - Cronograma EB Dr Garcia Domingues: Consultar o documento

Os alunos do Ensino Secundário têm a possibilidade de devolver os Manuais Escolares até segunda-feira, dia 12 de julho, das 9:00 às 16:00 horas.

Entre 9 e 25 de junho, três alunos da Escola EB Dr Garcia Domingues, dois alunos da Escola Secundária de Silves, um da Escola Básica nº1 de Silves e um da Escola Básica nº2 de Silves testaram positivo, ficando os alunos em isolamento.

Os professores já vacinados realizaram teste à Covid 19, e após teste negativo regressaram à escola.

O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (> 38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.

O nosso estabelecimento está, permanentemente em articulação com a Autoridade de Saúde Local, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.

Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 - 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.

O Diretor

António José Condessa Martins

Com os melhores cumprimentos.