O Agrupamento de Escolas de Silves, no passado mês de outubro, esteve representado, em Katerini, na Grécia, no âmbito do projeto IHAVET.

Após um longo período de pandemia, foram, igualmente, retomadas as atividades presenciais nos Projetos Erasmus+. Neste sentido, o Projeto IHAVET, que tem como objetivo a integração dos alunos migrantes na escola, em particular, e na sociedade, em geral, registou, em outubro, mais um encontro internacional, desta feita, na Grécia, com os vários parceiros que o integram (entidades de França, Itália, Grécia, Bulgária, Noruega e Bélgica.)

O principal objetivo do encontro era testar uma nova “ferramenta” de integração denominada Toolkit. Este documento foi construído com base nos resultados obtidos a partir de inquéritos aplicados e analisados/tratados pelos vários parceiros.

No evento, estiveram presentes professores, educadores, encarregados de educação e alunos para, numa situação mais real, se proceder à simulação da aplicação e verificação da eficiência da “ferramenta”.

No final do encontro, a opinião geral é que esta poderá constituir uma mais- valia para fazer face a esta realidade cada vez mais presente, no século XXI.

Mais informações sobre este projeto em https://www.ihavet.eu/

Notícia escrita por: Anabela Marques, Dinis Piedade e Valentina Elias - Professores do Agrupamento de Escolas de Silves

Informa-se que será implementado no Agrupamento de Escolas de Silves, o novo software de Gestão Escolar (GIAE Online):

- Dia 17 novembro - Escola Básica João de Deus

- Início do 2º período - Escola Secundária de Silves e Escola Básica Dr. Garcia Domingues

Consulte aqui!

 

Entre as semanas de 2 e 12 de novembro, 2 alunos da Escola Secundária de Silves (12º ano) , 5 alunos da Escola Básica Dr Garcia Domingues (4º ano)  e 1 aluno da escola Básica nº1 de Silves, testaram positivo, ficando os alunos e pessoal docente em isolamento até fazerem teste à Covid 19.

O nosso Agrupamento de Escolas está, permanentemente em articulação com a Autoridade de Saúde Local, a implementar as medidas de prevenção necessárias e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.

Recomenda-se que todos os elementos da comunidade escolar, que sejam agentes de saúde pública, tenham em conta as recomendações gerais e se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 - 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.

O Diretor

António José Martins Condessa Martins

Na passada 4ª feira, 10/11/21, um grupo de alunos do 12º LHA e LHB, deslocaram-se em caminhada da Escola Secundária de Silves à Quinta Pedagógica de Silves, num percurso com um total de 11,50 Km.

Esta atividade, liderada pelo prof. Eduardo Luís, tinha como objetivo cívico a recolha de lixo, inadvertidamente deixado na berma da estrada e deve constar como uma chamada de atenção para comportamentos ambientalmente censuráveis e mesmo, inadmissíveis nos dias que correm.

Para além daquele objetivo, plenamente conseguido dada a quantidade de lixo recolhido, esta atividade constituiu um excelente momento de partilha e de team building entre professor e alunos. Parabéns por isso.

Resta-nos agradecer a todos aqueles que tornaram possível esta realização, nomeadamente ao Município de Silves e aos elementos da GNR que nos acompanharam e garantiram a segurança do grupo.

Siga as atividades das escolas do 1.º Ciclo do AES:

https://www.facebook.com/1%C2%BA-ciclo-Agrupamento-de-Escolas-de-Silves-103372368817562